Sunfor Energia Solar Rio de Janeiro e Goiás

Gerar energia em usina solar: como fazer transição suave para energia limpa

Gerar energia em usina solar, transição para energia limpa

 

Quando se trata de gerar energia em usina solar, a transição para energia limpa e sustentável é uma jornada transformadora para qualquer empresa. Isso porque reflete o compromisso ambiental e um modo mais contemporâneo de exercer suas atividades.

Nesse sentido, vale reforçar que a SUNFOR Energia já estruturou e viabilizou diversas usinas fotovoltaicas em modelos diferentes de projeto, mas contando com um track record robusto por parte os gestores. Nosso propósito é entregar solução personalizada na área de energia, com visão 360° para cada cliente, permitindo a adequação para um melhor modelo de negócio.

Como tem se comprovado, adotar energia solar, especificamente por meio de usinas fotovoltaicas, beneficia também o balanço financeiro da empresa, dentre tantos outros desdobramentos positivos.

Por isso, preparamos um guia passo a passo sobre como fazer essa transição, com destaque para o modelo EPC (Engineering, Procurement and Construction) como a escolha ideal para esse processo.

 

Índice

  1. Planejamento
  2. Implementação
  3. Operação
  4. Como fazer uma transição suave para energia limpa e sustentável?

 

1. Planejamento

O primeiro passo é o planejamento, que inclui a avaliação das necessidades da empresa e análise da viabilidade da instalação da usina fotovoltaica.

Nesta fase, a SUNFOR trabalha de perto com as empresas para entender seus objetivos de sustentabilidade, realizar estudos de viabilidade e desenvolver um plano detalhado que considere o tamanho da instalação, a localização ideal dos painéis solares e o investimento necessário.

Conheça o case da usina fotovoltaica no Portobello Resort, um projeto executado pela SUNFOR Energia.

2. Implementação

Modelo EPC de construção de usina solar – Portobello Resort | SUNFOR Energia

 

A implementação envolve a construção física da usina solar, que é onde o modelo EPC (Engineering, Procurement and Construction) entra em jogo.

Trata-se de um tipo de projeto em que uma única empresa assume a responsabilidade total, desde o desenho até a construção e o comissionamento da usina. As principais vantagens deste modelo incluem:

  • simplificação do processo: um único ponto de contato para todas as fases do projeto;
  • minimização de riscos: expertise técnica para antecipar e solucionar problemas;
  • eficiência de custos: otimização de recursos e orçamento;
  • qualidade assegurada: padrões elevados em todos os aspectos do projeto.

Com a SUNFOR gerenciando o projeto EPC, as empresas beneficiam-se de um processo de implementação suave e eficiente, com prazos e orçamentos respeitados.

Aproveite para saber mais sobre EPC e energia solar: o que significa, o que faz um “EPCista” e onde contratar?

3. Operação

Após a instalação, a fase de operação inclui o monitoramento e a manutenção da usina solar para garantir seu desempenho otimizado ao longo do tempo.

Nessa fase, os serviços oferecidos podem ser mais completos quando se trata de Operação e Manutenção (O&M). Assim, garantimos que a usina continue a operar eficientemente, maximizando a produção de energia e mantendo a rentabilidade do investimento.

 

Como fazer uma transição suave para energia limpa e sustentável?

Uma empresa como a nossa tem toda a expertise necessária para acompanhar cada etapa do processo de transição para a energia solar.

Esse projeto amplo, que envolve engenharia e construção de usina fotovoltaica, implica uma abordagem personalizada e um modelo EPC robusto. O resultado disso tudo é que as empresas não apenas alcançam suas metas de sustentabilidade, mas também melhoram sua eficiência operacional e reduzem custos a longo prazo.

Adotar energia solar não é apenas uma escolha ecológica, é uma decisão estratégica inteligente que prepara o terreno para um futuro mais verde e sustentável.

Com a SUNFOR, sua empresa pode navegar com confiança nessa transição. Então, entre em contato, tire suas dúvidas e saiba detalhes.

Rolar para cima