Sunfor Energia Solar Rio de Janeiro e Goiás

EPC em energia solar: como esse modelo pode acelerar seu negócio

EPC em energia solar

 

No universo da energia solar, o modelo de Engineering, Procurement and Construction (EPC) representa uma via eficaz para a implementação de tecnologia fotovoltaica para geração de energia elétrica. Isso porque combina eficiência, qualidade e velocidade em um único tipo de serviço.

Uma empresa EPCista como a SUNFOR oferece um serviço mais abrangente para aquisição de tecnologia fotovoltaica, trazendo vantagens decisivas como simplificação do processo de compra, mitigação de riscos, e garantia de um sistema otimizado e de alta performance. Por isso, tem experiência para orientar como esse modelo tem potencial para acelerar grandes negócios.

 

Índice

  1. Afinal, quais as vantagens do modelo EPC?
  2. Compreenda quais as etapas do processo EPC
  3. O que seria um projeto bem-sucedido?
  4. Conte com a expertise da SUNFOR

 

Afinal, quais as vantagens do modelo EPC?

Primeiro, vamos lembrar que o modelo EPC em projetos de energia solar proporciona uma série de benefícios:

  • simplificação do processo: com um único ponto de contato para todas as etapas do projeto, desde o design até a construção e ativação, as empresas podem evitar a complexidade de gerenciar múltiplos contratos e fornecedores;
  • minimização de riscos: a expertise da empresa EPCista reduz os riscos associados ao projeto, assegurando que todas as variáveis sejam consideradas para evitar surpresas desagradáveis;
  • otimização de prazos: a coordenação eficiente entre as fases de engenharia, aquisição e construção acelera a implementação do projeto, permitindo que as empresas comecem a gerar e utilizar energia solar mais rapidamente;
  • garantia de qualidade e eficiência: empresas EPCistas com experiência comprovada asseguram a utilização de materiais de alta qualidade e a implementação das melhores práticas de engenharia, resultando em sistemas fotovoltaicos eficientes e duráveis.

Confira também algumas estratégias eficazes de EPC em energia solar para maximizar ROI de projeto.

Compreenda quais as etapas do processo EPC

O processo EPC é dividido em três etapas principais:

  • engenharia (Engineering): nesta fase, realiza-se o design do sistema fotovoltaico, considerando as necessidades energéticas da empresa, as características do local e os objetivos específicos do projeto;
  • aquisição (Procurement): envolve a compra de todos os equipamentos e materiais necessários, como painéis solares, inversores e estruturas de suporte, escolhidos para oferecer o melhor desempenho e durabilidade;
  • construção (Construction): Refere-se à instalação física do sistema fotovoltaico, seguida pelo teste e comissionamento para garantir que tudo esteja funcionando conforme o esperado.

 

O que seria um projeto bem-sucedido?

EPC energia solar operações de fábrica

 

Um exemplo de projeto que pode ser bem-sucedido através do modelo EPC é a instalação de uma usina solar de grande escala para alimentar as operações de uma fábrica.

Assim, com o modelo EPC, essa fábrica pode passar rapidamente do conceito à geração de energia, melhorando sua sustentabilidade e reduzindo significativamente os custos de energia.

 

Conte com a expertise da SUNFOR

Especializada na oferta de soluções EPC personalizadas, a SUNFOR tem o potencial para auxiliar empresas na transição rápida e segura para a energia solar.

Com nossa experiência e abordagem integrada, garantimos que cada aspecto do seu projeto seja cuidadosamente planejado e executado, maximizando o retorno sobre o investimento e garantindo a sustentabilidade energética do seu negócio.

Entre em contato, tire suas dúvidas e descubra como podemos acelerar a implementação da energia solar na sua empresa.

Rolar para cima