Sunfor Energia Solar Rio de Janeiro e Goiás

Entenda os projetos agrivoltaicos: produção de alimentos e de energia solar na mesma área

Agricultura e energia solar; produção de alimentos e de energia solar na mesma área; projeto agrivoltaico

O setor agropecuário está diante de uma inovação transformadora: a integração da agricultura com a geração de energia solar, conhecida como “agrivoltaica”. Esse conceito combina a produção de alimentos com a geração de energia solar na mesma área, oferecendo uma solução sustentável e eficiente para desafios desse tipo e negócio atualmente. Entenda melhor a aseguir.

 

Índice

1. O que é um projeto “agrivoltaico”?
1.1 Abordagem inovadora de programa da ANEEL
2. Quais as vantagens dos projetos “agrivoltaicos”?
3. Solução para desafios da agropecuária
4. A SUNFOR sabe do potencial da energia solar na agricultura

 

O que é um projeto “agrivoltaico”?

O modelo “agrivoltaico” é um tipo de projeto que integra sistemas fotovoltaicos para geração de energia solar com a agricultura.

Essa combinação permite que a mesma área de terra seja utilizada tanto para a produção de alimentos quanto para a geração de energia renovável, maximizando a eficiência do uso da terra.

Aproveite para saber mais sobre galpões de avicultura com painéis fotovoltaicos: vantagens da energia solar na criação de aves.

Abordagem inovadora  de programa da ANEEL

Essa abordagem inovadora faz parte do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento de Inovação (PDI) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

O objetivo é promover a sustentabilidade no setor energético, incentivando projetos que contribuam para a diversificação das fontes de energia e para a sustentabilidade da produção agrícola.

 

Quais as vantagens dos projetos “agrivoltaicos”?

Agricultura e energia solar, produção de alimentos e de energia solar na mesma área

As vantagens mais perceptíveis são:

  1. eficiência no uso da terra: maximiza o uso da terra por combinar a produção de alimentos e de energia solar na mesma área;
  2. sustentabilidade: reduz a pegada de carbono e promove práticas agrícolas mais sustentáveis;
  3. diversificação de renda: oferece aos agricultores uma fonte adicional de renda através da geração de energia;
  4. proteção das culturas: os painéis podem oferecer proteção para algumas culturas sensíveis, reduzindo a evaporação da água e protegendo contra condições climáticas extremas.

 

Solução para desafios da agropecuária

Os projetos “agrivoltaicos” podem ajudar a lidar com diferentes desafios comuns à produção agrícola, como a necessidade de diversificação de renda, a otimização do uso da terra e a redução dos impactos ambientais da produção agrícola.

Além disso, trazem uma nova fonte de energia elétrica, que inclusive pode ser totalmente autônoma (independente de ter conexão com a rede de distribuição convencional), a depender do tipo projeto de sistema fotovoltaico pensado para a propriedade.

Aliás, saiba mais a respeito do armazenamento de energia solar: 3 possibilidades de uso de energia solar na indústria.

A SUNFOR sabe do potencial da energia solar na agricultura

Na SUNFOR, reconhecemos o potencial das soluções fotovoltaicas na agricultura e compreendemos se tratar de um alternativa inteligente para lidar com os desafios de sempre neste setor.

Por isso, temos experiência na construção de usinas que produzem energia para atender as necessidades das propriedades agrícolas. Isso favorece o aumento da eficiência no uso das terras e a diversificação das fontes de renda.

Descubra um mundo de possibilidades para transformar uma propriedade agrícola. Entre em contato, tire suas dúvidas e saiba como podemos acelerar a implementação da energia solar para sua produção.

Rolar para cima