Sunfor Energia Solar Rio de Janeiro e Goiás

Payback em energia solar: como calcular e aproveitar o retorno do investimento

payback em energia solar

O payback em energia solar é assunto que interessa a todos os gestores de empresa ou pessoas físicas que optam pela energia solar, por razões evidentes: entender em quanto tempo é possível recuperar o valor investido. Principalmente porque a dinâmica desse retorno tem se tornado mais atrativa nos últimos anos.

Isso porque sabemos que quando uma empresa decide investir em qualquer tecnologia ou equipamento, uma das primeiras questões é “Em quanto tempo consigo retorno financeiro desse investimento?“.

Esse cálculo é conhecido como “payback“. No contexto da energia solar, esse indicador nos mostra o tempo necessário para que a economia gerada pelo sistema solar cubra o custo inicial da instalação. Então, entenda melhor como fazer essa conta.

Índice

1. Como calcular o payback em energia solar?
1.1 Tarifa de energia
1.2 Custo inicial do sistema fotovoltaico
1.3 Incentivos fiscais
1.4 Radiação solar da região
1.5 A fórmula simples para o cálculo
2. Caso de sucesso: Beef Bistrô, Goiânia
3. Conclusão

Como calcular o payback em energia solar?

Primeiro, conheça os fatores determinantes neste cálculo. Veja quais são abaixo.

Payback e retorno do investimento em energia solar

Tarifa de energia

Saber exatamente quais os valores pagos nas últimas contas de energia elétrica da empresa é uma das informações principais para determinar a economia proporcionada pelo sistema fotovoltaico.

Portanto, quanto mais alta for a tarifa, mais rápida será a recuperação do investimento.

Custo inicial do sistema fotovoltaico

O investimento inicial no sistema de energia solar tem impacto direto no cálculo do payback. Porém, a boa notícia é que os preços dos painéis solares caíram significativamente nos últimos anos.

Incentivos fiscais

Estados brasileiros oferecem incentivos fiscais para instalações solares, o que acaba reduzindo o custo inicial e, consequentemente, acelera o payback.

Radiação solar da região

Radiação solar na região

A incidência de raios solares é muito importante para a eficiência de um sistema fotovoltaico, por isso a região da instalação deve considerar esse fator.

Porém, sabemos que praticamente todo o território brasileiro é beneficiado com boa radiação solar. Sendo assim, as regiões com alta incidência vão permitir que o sistema produza mais energia, acelerando o retorno sobre o investimento.

A fórmula simples para o cálculo

O payback é calculado da seguinte forma:

                              Investimento

Payback =   —————————

                             Economia

Onde o  “investimento inicial é o custo total do sistema fotovoltaico, incluindo painéis, inversores, mão de obra, entre outras peças ou equipamentos. E a “economia anual” é o valor economizado anualmente na conta de luz devido à geração de energia solar.

 

Caso de sucesso: Beef Bistrô, Goiânia

Nada melhor do que um exemplo prático para ilustrar a eficácia do investimento em energia solar.

O Beef Bistrô, localizado em Goiânia, optou pela instalação de um sistema fotovoltaico robusto, composto por 456 painéis solares de 455W, com um volume impressionante de produção de 330.320 kWh ao ano, ou média de 27.526 kWh ao mês, em um projeto cuja cuja potência é de 207,48 kWp.

E a decisão foi no alvo da economia, com previsão de economizar mais de R$ 250 mil por ano! Esse valor, quando comparado ao do investimento inicial, fornece um período de payback bastante atrativo.

Portanto, a economia gerada não apenas compensará o custo, mas continuará a beneficiar o Beef Bistrô nos anos seguintes, solidificando a energia solar como um investimento inteligente e sustentável.

Conclusão

O payback em energia solar, quando bem calculado e considerando todos os fatores envolvidos, pode demonstrar com facilidade os benefícios financeiros do investimento.

Em um mundo que busca cada vez mais soluções sustentáveis e econômicas, a energia solar destaca-se como uma alternativa com muitas vantagens.

Então, se sua empresa quer ter o sol como aliado para economizar, crescer e ainda favorecer o equilíbrio ambiental, faça uma simulação de projeto de sistema de energia solar conosco!

Rolar para cima